Certificado HTTPS e a sua importância para a segurança do seu site

Nos últimos tempos, a Google tem privilegiado sites e páginas que usam o certificado SSL (Secure Socket Layer, tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site) – que viabiliza o HTTPS ao invés do HTTP.

O Google Chrome começou a alertar os usuários da Internet quando um site é inseguro. Antes, o buscador só marcava como “inseguro” os sites que não adotavam o HTTPS, neste sentido, é possível ver antes da URL (ou link) das páginas – um aviso do Chrome em verde, com a palavra “Seguro” quando o site adota o HTTPS.

Entretanto, o oposto também acontece, um aviso semelhante à esse é exibido como uma espécie de “alerta”, informando quando a página acessada pelo visitante não é segura – independente do conteúdo que elas ofereçam, porém, os sites também não precisam ser, necessariamente, de instituições financeiras, e-commerce ou comércio virtual para que sejam marcados como “seguro” pelo navegador.
 
Certificado HTTPS e a sua importância para a segurança do seu site

O que HTTP e HTTPS significam?

O HTTP é um protocolo que vai permitir que o seu computador, celular ou tablet troque informações com o servidor que hospeda o site. Com isso, uma vez conectados sob esse protocolo, os equipamentos acessam os códigos que resultam na página que enxergamos. Já o HTTPS insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o seu equipamento e o servidor. Em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada – o que aumenta de forma significativa a segurança dos dados.

Proteja o site com o HTTPS

O HTTPS é, com certeza, mais seguro do que um protocolo convencional. Outra vantagem também é que a conexão segura afeta o SEO de forma positiva. O Google ajustou seus algoritmos para que os sites que utilizam HTTPS sejam melhores posicionados nos resultados das pesquisas, ou seja, além da segurança, o HTTPS também pode melhorar as estratégias em SEO e as principais vantagens para migrar para o protocolo HTTPS são:

  • Criptografia: Os dados criptografados impedem que o usuário que navega em um website consiga roubar informações;
  • Integridade: Em HTTPS os dados não podem ser modificados ou corrompidos sem serem detectados;
  • Autenticação: O protocolo seguro protege contra os ataques “man in the middle” – em que o invasor se posiciona entre duas partes que tentem se comunicar e intercepta mensagens enviadas para depois se passar por uma das partes envolvidas;

 
Certificado HTTPS e a sua importância para a segurança do seu site

O HTTPS não está disponível em qualquer ambiente online, ele depende dos sites que oferecem suporte a esse tipo de conexão para conseguir aproveitar a codificação, porém, em muitos casos, a conexão segura está presente mas deve ser habilitada manualmente.

Em resumo, migrar para HTTPS e ter o certificado SSL é um fator de segurança importante.

Precisa de ajuda com na implementação de HTTPS no seu site? Conte com a gente e solicite uma proposta!

Esperamos que tenha gostado das dicas deste artigo. 🙂


Iniciar chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos ajudar?