7 dicas para crescer sua loja online

Você acabou de criar a sua loja online e eventualmente a adicionar alguns produtos ao catálogo. Por essa razão, é muito provável que você esteja empolgado e repleto de ideias, mas também um pouco intimidado. Se está for sua primeira experiência com e-commerce, você não quer perder seu valioso tempo e dinheiro em ferramentas e tarefas que não irão fazer a sua loja funcionar da forma mais rápida, eficiente e econômica possível. Pensando nisso, conheça 7 dicas para crescer sua loja online com conselhos simples e valiosos para o seu negócio!

Dicas para crescer sua loja online

1 – Conheça seus produtos e serviços do seu setor

As melhores ideias nascem de passatempos, interesses e paixões, em que o proprietário da loja eletrônica viu uma oportunidade porque ninguém mais estava presente nesse nicho específico. Ou melhor ainda, eles sabiam, de fato, que, com muito trabalho e dedicação, poderiam fazê-lo melhor! Não subestime o poder do nicho.

2 – Veja o que a concorrência está fazendo no seu setor

Antes de cogitar ou iniciar de vez uma loja virtual, é aconselháavel pesquisar integralmente a sua concorrência. Recomendamos, em média, realizar uma busca pela Internet inserindo duas ou três palavras-chave ou até mesmo frases que os seus clientes-alvo ou prospectes provavelmente usarão para encontrar os tipos de produtos ou serviços que você pretende vender online.

Após esse processo, observe as centenas de milhares ou quiçá milhões de páginas já online fazendo o mesmo, caso o seu produto não seja inovador ou exclusivo. Se por alguma razão, os números forem esmagadores, você precisará se tornar ainda mais de nicho ou planejar ser um negócio bastante competitivo e agressivo, resultando em maior capital envolvido e também o seu tempo investido.

3 – Tenha um bom parâmetro de precificação e margem de lucro

Outro ponto importante para que você se torne competitivo e ainda para a obtenção do lucro depois de levar tudo em consideração é se certificar de incluir todos os seus custos para obter uma resposta: Certificado SSL, hospedagem, plataforma, domínio, e-mail, temas, plugins, extensões, complementos de módulos, taxas mensais, gateways de pagamento, taxas de processamento de cartão de crédito, publicidade, inventário, material de embalagem, dentre outros.

4 – Crie uma política de privacidade e políticas em gerais da sua loja

Além disso, um dos pontos que muitos empreendedores não observam e entendem são as políticas aplicáveis ao seu nicho e negócio prático. Por essa razão, você deve ter uma política visivelmente publicada que indique o que você faz com a informação do seu cliente. Sem dúvidas, esse processo facilita a construção da confiança. Nunca coloque uma coisa nesta política e depois faça outra. Portanto, seja ético, direto e indique exatamente como você gerenciará, distribuirá e usará informações do cliente.

5 – Tenha uma política de segurança rigorosa, transparente e prioritária

Outro ponto importante também é ter e manter uma boa política de segurança, mas esta política precisa explicar exatamente o que você faz, em detalhes, para proteger as informações de pagamento do seu cliente. Explique que você está em servidores seguros com SSL (certificado de segurança no servidor) e por quê. Você é protegido por um serviço de verificação de terceiros? Quanto mais informações você puder fornecer, melhor para passar a confiança que seus clientes precisam para que eles compartilhem seus dados sensíveis com você.

6 – Tenha boas descrições de produtos e especificações técnicas objetivas

Saiba que as descrições genéricas ou textos copiados não são o suficiente, e nem as que são iguais às de todo mundo que vende a mesma coisa que você. Lembre-se de que você precisa se diferenciar da concorrência e não fazer mais do mesmo. Portanto, são necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o cliente potencial perceba que eles precisam, querem, devem ter esse produto!

Além disso, faça o seguinte questionamento: “Eu vou acessar e organizar seus produtos por conta própria?” Caso contrário, planeje contratar alguém para criar uma planilha ou fazer a entrada de dados para você, nesse caso a terceirização pode ser sua melhor opção. Se preferir, conte com a gente e solicite uma proposta!

7 – Crie uma estratégia de marketing estruturada e defina um orçamento

Por último mas não menos importante, aconselhamos a você criar um plano e orçamento de tempo e de capital financeiro para promover a sua nova loja virtual. O que você vai fazer para colocar o seu site “fora da internet”? Não existe apenas “construí-lo e eles virão” no mundo online – se você tiver sorte se você for encontrado com essa abordagem. Sim, depois de abrir uma loja online, você pode começar a promovê-la sem gastar um centavo.

Todavia, caso você queira levar muitos clientes de forma mais rápida para o seu site de comércio eletrônico, porém, talvez seja necessário investir em algum marketing. Além disso, as campanhas de pagamento por clique podem ser executadas desde algumas centenas a milhares de reais por mês, dependendo da competitividade do seu mercado e também dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

É importante ressaltar também de que executar campanhas de publicidade paga em mecanismos de busca como o Google e também em sites de redes sociais também exigirá um tempo para testar e encontrar o parâmetro ideal para o seu negócio. Além disso, definitivamente vale a pena gastar tempo descobrindo e brincando com todas as suas opções e, assim, criar um plano de marketing sólido antes de abrir uma loja online.

Precisa de ajuda com a sua loja online que está começando e não sabe por onde começar? Conte com a gente!


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