Saiba o que é o Google Analytics e o que ele faz

Você sabe o que é o Google Analytics e para o que ele serve? Ele é uma ferramenta de marketing gratuita que fornece dados analíticos sobre um determinado site, seja ele institucional, blog, ou e-commerce.

Nele você pode avaliar estatísticas, gerar insights, resolver problemas e tornar as estratégias mais eficazes e para utilizá-lo basta configurar o seu site no Google Analytics, utilizando a conta do Google e seguir as orientações recomendadas. No entanto, será necessário contar com a ajuda de um desenvolvedor para colocar o código javascript dentro da programação da página.

As informações que o Google Analytics disponibiliza

Com essa ferramenta é possível ter as seguintes informações:

Número de acessos do seu site – quantidade de pessoas que entraram na sua página por um determinado período de tempo. Você pode pesquisar os dados a partir das últimas 24 horas, 7, 14, 28, 30, 60 e até 90 dias. Se preferir, é possível ainda personalizar o tempo de busca.

Fonte de acessos – possibilidade de observar quais são as origens de tráfego, ou seja, como as visitas chegaram ao seu site. Ex: através de Facebook Ads, links patrocinados ou comparadores de preço.

Tempo de permanência – corresponde ao tempo que um usuário ficou em seu site após chegar a ele por meio do tráfego.

Número de páginas visitadas – aqui o indicador mostra quantas vezes o site foi acessado, sem levar em consideração a quantidade de pessoas. (Ex: o mesmo internauta pode acessar o site 3 vezes durante o mesmo dia, mas o recurso irá registrar como: 1 visitante e 3 visitas.)
 
Saiba o que é o Google Analytics e o que ele faz

Página de entrada – o Google Analytics registra uma entrada para cada página quando o usuário inicia uma sessão. Desta forma, o número de entradas representa quantos usuários começaram a sessão com essa página. Ex: Home (5%), blog (20%), artigo sobre cursos (26%).

Página de saída – Ao contrário da anterior, este dado indica qual a última página que o usuário acessou antes de terminar a sua sessão e sair do site.

Índice de rejeição – corresponde a quantos visitantes abandonaram o seu site sem ao menos interagir com ele.

Páginas mais visitadas – esta métrica aponta quais são as páginas que obtiveram melhor desempenho.

Demografia – são os dados demográficos (localização, gênero, idade) dos visitantes que acessam o seu site.

Referências – aqui são apresentados os assuntos de maior relevância para os internautas que visitaram o site, no entanto, eles são divididos em categorias, como: esportes, computadores e eletrônicos, culinária e receitas, viagens, entre outros.

Cadastros – nesta seção é possível monitorar a conversão dos formulários do seu site.

Ligações telefônicas – Se o seu site possui muitas páginas de conversão ou uma campanha com múltiplas landing pages, com o Google Analytics é possível visualizar a quantidade de ligações que cada uma delas gerou. Ex: página de contato 30%, nossos serviços 55% e home 10%.

Visitas no estabelecimento – Este recurso só está disponível para anunciantes que têm vários estabelecimentos físicos cadastrados no Google, em países qualificados pela plataforma, e que geram um grande número de visitas ao site e a loja.

Estes dados ajudam a entender como os acessos do site influenciaram nas visitas do seu espaço físico, como por exemplo: um restaurante, loja de móveis e decoração, hotéis, entre outros.

Vale ressaltar que este recurso NÃO está disponível para categorias sensíveis de locais relacionados à saúde, religião, conteúdo adulto e crianças.

Crescimento das vendas – para as empresas que têm e-commerce o Google Analytics oferece um relatório de visão geral, que fornece dados mais específicos para este tipo de negócio. Para isto, basta ter o acompanhamento de comércio eletrônico configurado. Assim será possível acompanhar as mudanças na receita, taxa de conversão e valor médio do pedido.

Estes dados irão te ajudar a otimizar as vendas online, controlando problemas e valorizando os produtos que estão com mais sucesso!

No entanto, se o site é institucional ou um blog, vale analisar o comportamento do usuário como um todo, deste tempo de permanência, links acessados, origem de tráfego, e muito mais. Para que assim, possa rever as suas estratégias e buscar onde pode melhor para gerar um aumento nas vendas.

Comparativo de mercado – nesta seção, a plataforma oferece dados sobre os KPIs de comportamento do consumidor em comparação aos seus concorrentes diretos.

Dispositivos utilizados pelos visitantes – para analisar de onde estão vindo o acesso do seu site, é imprescindível observar quais são os dispositivos utilizados por eles. Para analisar inclusive, questões técnicas que podem estar prejudicando o seu tráfego orgânico.

Contudo, para adequar as suas estratégias de marketing e permitir melhores decisões no futuro, é recomendável observar os dados do Google Analytics pelo menos uma vez por MÊS.

Gostou do artigo? Esperamos ter ajudado você com as dicas deste artigo. 🙂


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