3 dicas para melhorar a segurança do seu site

Com o avançado das tecnologias ao redor do mundo, sem dúvidas, a segurança da informação e segurança do seu site precisam ser prioridades. Usualmente, para melhorar a segurança são garantidos três pilares importantes: Proteção, Detecção e Resposta. Esses elementos permitem que exista uma rotina de segurança para o seu site, no entanto, é preciso seguir algumas melhores práticas para que eles funcionem normalmente. Pensando nisso, nesse artigo você vai conferir 3 dicas para melhorar a segurança do seu site na internet!

Dicas para melhorar a segurança do seu site

1 – Tenha um servidor dedicado e separado

Atualmente, grande maior parte dos planos de hospedagem de sites permite que você tenha mais do que um site hospedado e muitos subdomínios. Por essa razão, é comum vermos vários sites na mesma conta, o que por consequência, são vários sites no mesmo servidor de hospedagem que podem ser invadidos.

Caso um site tenha uma vulnerabilidade ou qualquer outra situação que implique em acesso à conta por parte de um invasor, ele certamente terá acesso a todos os sites sob tal conta, incluindo o acesso direto ao FTP e Gerenciador de Arquivos, geralmente via cPanel.

Além disso, outro ponto desfavorável e que prejudica ter mais do que um site na mesma conta, é que há tantas vezes mais chances de haver problemas de segurança, quantas há de sites na conta. Vamos supor que você tenha 5 sites, cada qual baseado em um CMS. Há pelo menos uma chance do invasor descobrir uma vulnerabilidade, por cada site hospedado.

O ideal é que você tenha um servidor dedicado e separado individualmente para cada site. Caso precise, inclusive, todos os nossos planos em cloud computing são dedicados, independentes e com acesso root 100% da aplicação desejada.

2 – Tenha um certificado SSL de qualidade

Outro aspecto importante são os certificados SSL, responsáveis por terem o famoso “cadeado verde” ao topo do navegador. Além de serem um aspecto favorável ao ranqueamento do site nos mecanismos de busca, constituem uma importante e necessária medida de segurança. Em resumo, o que o SSL faz pela segurança do site, é criptografar todos os dados que são trocados entre um dispositivo que efetua o acesso e o site.

No caso de, eventualmente, um invasor intercepta os dados, ele não consegue lê-los, pois a criptografia consiste do processo de transformar através de algoritmos, os caracteres pertencentes a uma sequência. Sendo assim, uma palavra tão simples como “senha”, pode parecer-se com algo, como, por exemplo: “bcLbekjok4o23d8va718991d9b8qa3p2m1hudEcxAg”.

Dicas para melhorar a segurança do seu site

3 – Atualize sistemas, plugins e o CMS

Este é um dos pontos mais importantes, softwares desatualizados podem trazer uma série de vulnerabilidades para o seu site e comprometer também a experiência do usuário final na prática. E aqui a preocupação deve ser redobrada. Quando nos referimos diretamente sobre software, estamos nos referindo ao que você tem no seu computador e que geralmente é o que utiliza para acessar a área administrativa do site, a gestão de hospedagem do seu site, a conta de e-mail, bem como o CMS que eventualmente use para criar e administrar o seu site.

Vulnerabilidades do lado do cliente, como por exemplo, navegadores ou programa de gerenciamento de conta de e-mail, podem permitir que um invasor, descubra sua senha do painel de controle da hospedagem ou da sua conta de e-mail. Atualmente, existem várias vulnerabilidades do lado do servidor, ou seja, na aplicação que você usa para manutenção do seu site, pode ser possível ao hacker (no caso em específico um cracker) realizar diversas ações na sua conta, como, por exemplo, instalar scripts maliciosos, excluir ou alterar conteúdo da conta e até mesmo obter controle total da conta de hospedagem, permitindo-lhe fazer tudo o que você faz, como se você.

Recomendação de leitura: 5 dicas práticas para começar a vender online

Precisa de ajuda com soluções em Segurança da Informação e não sabe por onde começar? Solicite uma proposta!


Iniciar chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos ajudar?