A importância da segurança em sites WordPress

Determinadas pessoas imaginam que não precisam se preocupar muito com a segurança de seu site WordPress. Mas na verdade, a grande maioria das pessoas percebe a importância da segurança apenas quando seu site ou blog é hackeado, invadido ou modificado sem permissão prévia.

O WordPress está na lista dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais fáceis de usar e populares que você pode encontrar atualmente. Ao mesmo tempo, a plataforma WordPress é um alvo comum para spammers e hackers.

De acordo com uma média global, 8 a cada 10 sites que são hackeados são baseados em WordPress. No entanto, é importante ter em mente que o WordPress é uma das plataformas mais seguras.

Importância da Segurança WordPress

Da mesma forma, se o seu site for mantido e protegido adequadamente, não será mais fácil para hackers invadir a sua aplicação. A grande maioria dos hackers não ataca plataformas impopulares. Portanto, eles atacam sites WordPress porque 61% dos sites de hoje são baseados em WordPress.

Agora, você deve estar se perguntando por que seu site talvez esteja em risco, apesar de ter um tráfego muito baixo. Na realidade, um grande percentual dos hackers invade sites pequenos e impopulares para não excluir arquivos importantes ou roubar dados.

Seu objetivo é usar seu servidor na internet para enviar e-mails de spam e, eventualmente, coletar dados no banco de dados do cliente. Na verdade, depois de hackear seu site, eles instalarão um programa de software especial que enviará muitos e-mails de spam.

1 – Faça a utilização do “.htaccess” para proteção de arquivos importantes

Se você for um usuário experiente do WordPress, pode ter acessado e usado o arquivo.htacces. Depois de alterar este arquivo, saiba que ele terá um grande impacto na segurança do seu site.

Se você nunca trabalhou com.htaccess, você precisa saber sobre ele primeiro. Basicamente, este arquivo é responsável pela configuração do seu servidor web. Além disso, contém regras específicas que o seu servidor web segue para lidar com os arquivos do seu site.

Primeiramente, este arquivo é usado para criar URLs amigáveis ​​para cada página da web. Além disso, ele também é usado para fazer as modificações necessárias relacionadas à segurança em seu site.

Abaixo estão algumas coisas que o arquivo permitirá que você faça no seu site WordPress no que diz respeito à segurança:

  • Bloquear endereços IP suspeitos
  • Desative a navegação no diretório
  • Bloquear bots maliciosos que estejam utilizando seu servidor
  • Permitir que os endereços IP selecionados tenham acesso ao wp-admin

2 – Não use Plugins Premium que são oferecidos gratuitamente na internet

Caso você esteja administrando seu negócio online com um orçamento apertado, está procurando maneiras de economizar dinheiro. Isso é perfeitamente compreensível.

Contudo, não é uma boa ideia baixar os plug-ins premium desejados de qualquer site onde eles sejam vendidos. O que você precisa fazer é acessar o site oficial do plugin sempre que precisar reinstalá-lo.

O que acontece é que os plugins gratuitos contêm software malicioso, como Malware. Portanto, você pode querer comprar o plug-in de que precisa no site oficial do provedor de serviços.

3 – Tente ocultar os seus nomes de usuário do autor no WordPress

Não é uma boa ideia usar os padrões do WordPress. O motivo é que quase todo usuário do WordPress conhece o nome de usuário padrão que o WordPress usa para cada site.

Com uma certa frequência, o nome de usuário do autor padrão de um site do WordPress é administrador. Portanto, você tem que mudar isso. Se você não alterá-lo, será mais fácil para os hackers acessarem seu site e usarem seu conteúdo e outros recursos.

Caso o seu site tiver mais de um autor e nenhum deles for o administrador, você está pronto para prosseguir sem problemas. Contudo, se você tiver um pequeno site na internet e for o único administrador e Juan – por exemplo, convém criar um usuário separado para sua postagem.

Não se esqueça de atribuir a função de autor ao usuário. Isso é importante porque você não pode permitir que esse usuário tenha todos os direitos para fazer as alterações necessárias no seu site. Em outras palavras, o usuário deve ter um acesso limitado.

4 – Oculte a página de login do seu site

Caso a sua estratégia de segurança envolver ocultar páginas e arquivos de login, não será o suficiente. Afinal, todos esses elementos do seu site WordPress não vão impedir que hackers tenham acesso a eles. Mas pelo menos tornará mais difícil para eles hackear seu site. Ocultar a longa página do seu site não levará mais do que alguns segundos se você optar pelo método correto, como um plug-in.

Ainda assim, se você mover ou renomear sua página de login do WordPress, será muito mais difícil para um hacker obter acesso o não autorizado à conta no WordPress. Na verdade, a maioria dos tipos de ataques são programados. Portanto, se você tiver uma página de login diferente, eles terão que investir muito mais esforços para atacar seu site.

Você pode escolher entre vários plugins que podem tornar esse trabalho mais fácil para você. Por exemplo, você pode experimentar o WPS Hide Login para esta finalidade. É aconselhável também alterar a cada 2 meses a URL para ampliar a proteção do acesso à conta do WordPress.

5 – Tenha uma empresa de hospedagem confiável

Segundo as estatísticas de mercado, 4 em cada 10 sites são hackeados apenas porque são mais vulneráveis. Essa vulnerabilidade se deve à plataforma de hospedagem. Portanto, é uma ótima ideia escolher um provedor de hospedagem que possua um alto nível de segurança. Abaixo estão algumas características de um bom serviço de hospedagem:

  • Proteção de firewall
  • Otimizado para WordPress
  • Atualizações automáticas de tema
  • Suporte para a versão mais recente de MySQL e PHP
  • Verificação de malware e detecção de arquivos suspeitos

Estes são alguns dos pontos importantes que podem ajudá-lo a escolher a empresa de hospedagem certa. Escolher o provedor mais conhecido e confiável é uma ótima ideia se você quiser estar do lado seguro.

Se você precisar de um serviço de hospedagem dedicado, com qualidade e também assessoria especializada para identificar e mitigar eventuais problemas que o seu site com WordPress porventura tenha, você pode contratar o TFX para desenvolver o seu site.


Iniciar chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos ajudar?